A Ritidoplastia, também denominada Lifting Facial, Facelift ou Cirurgia do Rejuvenescimento Facial tem como objetivo minimizar a ação do envelhecimento, proporcionando ao paciente uma aparência mais descansada.
É a cirurgia ideal para aquela pessoa que está incomodada com os inevitáveis sinais de envelhecimento em seu rosto e pescoço.
A anestesia pode ser geral ou local com sedação. Na maioria dos casos, a cirurgia é ambulatorial, ou seja, algumas horas após o procedimento a paciente recebe alta. Sugere-se repouso por 15 dias, uso de compressas frias e cabeceira elevada, para diminuir o inchaço e as possíveis marcas rochas (equimoses).
Atualmente, não se aceita apenas o tratamento da pele, pois isto irá gerar resultados estigmatizados, evidenciando um “rosto operado”. A moderna ritidoplastia não trata apenas a pele, mas também a musculatura e a gordura subcutânea. Com isso, obtêm-se resultados mais naturais e mais duradouros. É importante lembrar que, muitas vezes, o lifting facial não trata todas as alterações do tempo, sendo necessário recorrer a procedimentos auxiliares, tais como peeling, Botox® ou preenchimento com ácido hialurônico.
Após a cirurgia, o paciente poderá receber uma bandagem no rosto, com o objetivo de minimizar o inchaço, bem como os hematomas. Há ainda a hipótese de utilização de um dreno colocado temporariamente sob a pele. A função desse dreno é de expulsar eventuais excessos de sangue e de fluido que porventura possam acumular.
Para visualizar o resultado final desse tipo de procedimento, você deve estar consciente que passará por várias fases evolutivas. Questões como edemas (inchaço), “manchas” roxas, áreas com hipersensibilidade, áreas com insensibilidade, são totalmente normais após o procedimento.
Ressalta-se que essas ocorrências são diferentes para cada pessoa, pois cada corpo reage de forma diferente após a cirurgia. Ao longo do tempo o organismo elimina esses transtornos. Por isso, a aparência logo após a cirurgia não pode ser motivo para tristeza ou eventual depressão, devido ao seu aspecto temporário. Somente após o terceiro mês de pós-operatório é que os resultados podem ser avaliados e o resultado final só será alcançado depois de 6 meses.
O resultado desse procedimento é, normalmente, muito satisfatório, proporcionando um rejuvenescimento de alguns anos.