A Mamoplastia Redutora é uma cirurgia indicada para reduzir o tamanho das mamas. O procedimento acaba com o desconforto físico e psicológico resultante de mamas com tamanho excessivo.
São variados os benefícios resultantes da mamoplastia redutora, entre os quais se destaca:
● Alívio do desconforto físico associado às mamas muito grandes (irritação de pele, dor nas costas, pescoço e ombros);
● Possibilidade de correr ou se exercitar sem medo de dor ou desconforto;
● Mamas com tamanho proporcional ao seu contorno corporal;
● Uso de roupas mais adequadas ao seu contorno;
Melhora da autoestima e confiança relacionadas a problemas psicológicos causados por seios muito grandes.
Mulheres que apresentam dores no corpo causadas pelos seios excessivamente grandes, como dores no pescoço e nas costas, nos sulcos, nos ombros onde a alça do sutiã fica localizada, dores de cabeça, dormência nas mãos ou dedos, e irritações na pele na área abaixo dos seios, são candidatas ao procedimento.
Aquelas pacientes que apresentam alguma limitação em certas posições na hora de dormir, e até mesmo dificuldades na respiração em razão do peso das mamas podem se submeter à mamoplastia redutora. Além disso, aquelas mulheres que, justamente devido ao peso excessivo, tem dificuldade para manter uma boa postura quando em pé ou sentada, ou apresentam dificuldades para se exercitar – também podem se submeter ao procedimento.
Não há restrição de idade para realizar a Mamoplastia Redutora, mas necessariamente, os seios já devem ter se desenvolvido completamente.
Você pode considerar a cirurgia de Redução das Mamas por uma ou mais das razões descritas acima, ou de desejar uma mudança estética. Seja qual for o seu caso, a Mamoplastia Redutora pode ser o procedimento indicado para você.
É fundamental a consulta preliminar com seu cirurgião para determinar se a Mamoplastia Redutora irá alcançar os resultados desejados.
É nesse momento que você poderá discutir sobre qualquer problema que possa ter devido ao tamanho dos seus seios, suas expectativas, seus desejos, suas dúvidas e seus medos.
Um exame completo será realizado, e através de uma combinação desta avaliação e seus desejos estéticos, seu cirurgião poderá desenvolver um plano personalizado e exclusivo para o seu procedimento.
Antes da sua cirurgia de Redução das Mamas, é possível que seja requisitada uma mamografia , principalmente se você estiver acima dos 40 anos ou próxima do seu exame anual. Poderão também ser necessários outros exames baseados no seu histórico de saúde.
Para atingir os melhores resultados, siga todas as instruções fornecidas durante a consulta. Isso inclui as instruções gerais, assim como as personalizadas que irão beneficiar você e garantir seus resultados. Algumas das instruções gerais incluem:
Certamente outras orientações específicas para o procedimento e seu caso particular serão repassadas pelo seu médico ou sua equipe, objetivando o melhor resultado de sua cirurgia.
A Mamoplastia Redutora é tipicamente realizada sob anestesia geral (ou seja, você irá dormir durante o procedimento). Trata-se de uma cirurgia ambulatorial, o que significa que você receberá alta para ir para casa após a cirurgia. O procedimento tem uma duração aproximada de 3 horas.
Na rotina cirúrgica da mamoplastia redutora normalmente são realizadas três incisões nas mamas. A primeira ao redor da aréola; a segunda, vertical, iniciando na borda inferior da aréola indo até o sulco submamário; e ainda uma terceira, na curva natural do sulco da mama. Esses incisões são conhecidas com ïncisão em T invertido” ou “incisão em âncora”. Depois disso seu cirurgião irá remover o excesso de tecido, gordura e pele das mamas, reposicionar o mamilo e a aréola para uma posição mais central. A pele que localizada acima do mamilo é tracionada para baixo, o que ajuda na remodelação do seio.
Caso os seios apresentem uma assimetria, em um dos seios ocorrerá a remoção de uma quantidade maior de tecido com relação ao outro. Depois disso, a pele e gordura são remodeladas para criar um seio de aparência mais jovial.
Ainda que rotineiramente se utilize a incisão em âncora, o padrão da sua incisão dependerá do tamanho e peso de suas mamas, bem como, da posição do complexo mamilo-aréola. A seguir as incisões serão suturadas de dentro das camadas mais profundas da pele até as camadas superficiais. Em determinadas situações serão colocados drenos para coleta de fluídos.
Seu cirurgião irá acompanhá-la após a Mamoplastia Redutora e irá prescrever os medicamentos apropriados para que você fique o mais confortável possível durante sua recuperação. Os curativos serão revisados e um sutiã pós-cirúrgico deverá ser usado para reduzir o inchaço e manter as mamas na posição adequada. Um pequeno dreno pode ser colocado para remover excessos de fluído das mamas.
Após a cirurgia, você deve ficar em repouso por alguns dias. Normalmente, a maior parte dos hematomas e inchaço devem desaparecer em 2 a 3 três semanas. Nos próximos 2 ou 3 meses você irá notar uma diminuição mais sutil do inchaço.
O resultado final poderá ser observado após 6 meses depois da cirurgia, quando os inchaços e edemas desaparecem por completo, enquanto a cicatriz tem seu resultado definitivo a seguir do 12º mês.
Ultrapassado esse período a paciente irá apresentar seios com aparência saudável e proporcional ao seu corpo, resultando em melhor qualidade de vida e significativa melhoria na autoestima.
A mamoplastia redutora é realizada pelo Dr. André Valiati no Hospital Sapiranga, que proporciona todo conforto e segurança para as pacientes e seus acompanhantes.
• O que é a Mamoplastia Redutora?
• Benefícios da Mamoplastia Redutora
• Indicações
• Consulta
• Preparação
• Sobre a Cirurgia
• Recuperação e Resultados
Endereço:
Rua Sete de Setembro, 401
Sala 01 – Centro
Sapiranga – RS
© 2025 Clínica Valiati - Cirurgia Plástica e Especialidades em Sapiranga.